Quem somos

Ser reconhecido através de uma educação de qualidade voltada para a formação humana e acadêmica.

(Visão Colégio da Companhia de Maria – RJ)

Rede Internacional de Ensino
Mais de 400 anos, Presença 28 países

4 continentes: Américas I África I Europa I Ásia.

O COMPA faz parte da Rede Internacional da primeira Ordem religiosa apostólica feminina dedicada à educação. Fundada em 1607, em Bordeaux, na França, por Joana de Lestonnac, que colocou a serviço da igreja e da sociedade seu patrimônio educativo com a missão de oferecer uma educação humanista-cristã.

Temos um Projeto Educativo sólido, que está centrado nas potencialidades da pessoa humana, com o objetivo de que cada sujeito desenvolva a melhor versão de si. Nosso olhar aponta para o novo, sem desconsiderar a segurança da tradição de quem educa há mais de 400 anos em várias partes do mundo.

Acreditamos ser possível e saudável conciliar os dois termos – excelência pedagógica e acolhimento; bons resultados nos vestibulares e na vida profissional com integridade ética, espiritual e social; rigor intelectual e a saudável convivência entre pessoas que pensam e sentem de forma diversa.

Nossa Missão

As Instituições Educativas da Companhia de Maria, inspiradas no carisma de Santa Joana de Lestonnac, oferecem uma educação humanista cristã que, a partir do diálogo fé-justiça, fé-cultura, fé-ciência e tecnologia, incide na formação integral das pessoas e na transformação da sociedade.

“Uma relação que acompanha, integra e ajuda a crescer

NOTÍCIAS

O Compa RJ

As primeiras irmãs chegaram ao Rio de Janeiro no dia 18 de outubro de 1936, a bordo do vapor “Augustus”.

Naquela época, a Espanha sofria com os horrores de uma guerra civil, sendo muitos colégios católicos queimados.

Um grupo de irmãs, lideradas pela Madre Antónia Calatayud, desembarcou no porto do Rio de Janeiro e sentiram-se acolhidas pelo Cristo Redentor que as recebeu de braços abertos.

De início, foram hospedadas pelas irmãs de Secre Coeur e Maria Imaculada. Procurando, encontraram no Grajaú o lugar ideal para começar a Missão.

Ao comunicar ao Cardeal D. Sebastião Leme, ele disse: Deus reservou o Grajaú para a Companhia de Maria.

Em 1937, estabeleceram-se na Rua Marechal Jofre, número 35 e 40, começando com 15 alunas.

Em 1941, compraram uma casa na Av. Engenheiro Richard e começaram a obra do Colégio que foi inaugurado solenemente em 1942.

Quantas gerações já passaram pelo Colégio!

Continuam vivos a chama e o ideal de Santa Joana de Lestonnac, que fundou a Companhia de Maria, na França, em 1607.

Nossos estudantes com o passar do tempo deixarão de sê-lo e através deles teremos evangelizado famílias inteiras. Esse é também o ideal dos educadores e das Irmãs que vivem com entusiasmo o Projeto Educativo da Companhia de Maria.

Colégio da Companhia de Maria • Rio de Janeiro – RJ
Av. Eng. Richard, 107 – Grajau, Rio de Janeiro – RJ
Atendimento: (21) 3879-4575

Receba nossa Newsletter